sábado, 28 de setembro de 2013

POÉTICA ARQUITETÔNICA

Assim como o poeta transmite sensações através de suas palavras, os arquitetos estimulam sensações através de seus projetos e construções. Por influenciar diretamente a vida das pessoas, a arquitetura deve, através de suas ideias e ações, levar em consideração as necessidades de seus usuários e fazer com que estes se sintam confortáveis no ambiente que habitam.
Para colaborar no entendimento da arquitetura e do urbanismo no cotidiano das pessoas, este artigo apresenta o projeto de extensão de “Publicação em Arquitetura e Urbanismo” da UFFS, e sua intenção em colaborar com este periódico. O Grupo é formado pelo professor Marcos Sardá Vieira e pelos graduandos de Arquitetura e Urbanismo, Kauê Lima de Souza, Manoela Osmarini, Rafael Garbin e Paula Gomes. Tratando sobre as áreas livres, públicas e privadas, este Grupo espera apresentar conteúdos críticos e significativos sobre o espaço físico de Erechim.
De acordo com o educador norte americano Marshall McLuhan, quando afirma que “o meio é a mensagem e nós somos o que vemos”, acreditamos que através da arquitetura possamos compreender mais sobre nossa realidade. Percebendo a arquitetura e a maneira como a cidade se materializa, visamos permear alguns questionamentos, entre os quais, sobre a forma como a cidade se apresenta, a relação espacial das necessidades dos usuários, sobre a caracterização de um espaço acessível, entre outros assuntos relativos a ambiência urbana.
Nesse sentido, a poética da arquitetura será levada em consideração, pois buscamos evidenciar a relação espacial e dimensional levada ao ambiente urbano, através das praças, parques e demais áreas livres. Em geral, junto do espaço edificado, estas áreas refletem a qualidade de vida da sociedade e, ao mesmo tempo, condicionam o comportamento de seus habitantes.
A cidade, em seu espaço urbanizado, apresenta cenários públicos e privados, propícios para as transformações sociais, tornando possível o desenvolvimento das atividades humanas, das relações criativas e a formação dos laços que definem a cultura e a identidade local.
Com isso, entendemos que o projeto de extensão “Publicação em Arquitetura e Urbanismo” vem para acrescentar informações e conteúdos sobre a cidade. A intenção é aproximar a discussão acadêmica da comunidade e, com isso, instigar a discussão sobre os problemas urbanos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo consciente coletivo. Tendo a arquitetura e a cidade como suporte para as atividades e interações sociais, finalizamos com a frase do mestre Oscar Niemeyer, onde diz que "o mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar".

Autoria do Grupo
PARK - Publicação em Arquitetura e Urbanismo
Projeto de Extensão em Arquitetura e Urbanismo – UFFS
park.urban.design@gmail.com

Publicado no Jornal Bom Dia - Erechim/RS - 23 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário